Anais do IX Simpósio de Pesquisa em Sistemas de Infraestrutura Urbana

O “IX Simpósio de Pesquisa em Sistemas de Infraestrutura Urbana” apresenta uma fração das pesquisas relacionadas à infraestrutura urbana no Brasil, de forma que enfatiza à necessidade da sociedade em se adaptar às drásticas transformações mundiais. Além dos já conhecidos problemas enfrentados pela comunidade científica em relação à expansão urbana, à desigualdade social, à degradação ambiental, à produção e ao consumo energético, as mudanças climáticas se impuseram como paradigma.
É de fundamental importância apresentar resultados da produção científica nacional, principalmente aquela relacionada à adaptação do habitat, sobretudo, pelos impactos das inovações tecnológicas nas edificações, na infraestrutura e na gestão das cidades.
Este evento objetivou expor e debater pesquisas científicas consolidadas e em andamento realizadas em prol da apresentação de problemas e indicação de soluções para a infraestrutura urbana de cidades de grande, médio e pequeno portes, sempre visando a inovação, sustentabilidade e a resiliência.
O evento foi organizado e conduzido por integrantes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC Campus Joinville), da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o apoio do Comitê da Bacia do Alto Tietê e da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp).
Os anais estão organizados em três tópicos e os trabalhos tratam de temas específicos em cada tópico, ou
seja:
TÓPICO 1: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E INFRAESTRUTURA URBANA
Tecnologia do Ambiente Construído; os Materiais de Construção; as Estruturas; Desempenho Térmico e Mecânico de Materiais; Simulação do Desempenho Energético de Construções e Modelagem Energética de Edificações; Conforto Ambiental; Iluminação Natural e Artificial; Inteligência Artificial; Geomática; Topografia; Fotogrametria; Georreferenciamento; BIM; Geotecnia; Geotecnologias; Escoamentos com Superfície Livre.
TÓPICO 2: SUSTENTABILIDADE E INFRAESTRUTURA URBANA
Temas: Engenharia Sanitária e Ambiental; Hidrologia; Modelagem Hidrológico-Hidráulica de Águas Urbanas; Sustentabilidade da Construção Civil; Materiais de Construção Sustentáveis; Resíduos Sólidos; Tratamento de Água; Gestão de Recursos Hídricos; Gestão de Riscos e Desastres; Hidrogeoquímica Isotópica; Tratamento Biológico de Esgotos; Planejamento e Gestão Ambiental; Política Ambiental; Saúde Ambiental; Saúde Pública; Geologia; Áreas Antropizadas; Áreas Degradadas; Contaminação de Solo e Água Subterrânea; Ecologia Aplicada às Águas Continentais.
TÓPICO 3: PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA URBANA
Temas: Mobilidade Urbana; Infraestrutura de Drenagem; Águas Urbanas; Recursos Hídricos; Drenagem Urbana; Planos Urbanísticos; Desenho Urbano; Planejamento Urbano; Acessibilidade; Espaços Públicos; Mapeamento de Perigo de Inundação; Infraestrutura de Saneamento; Planejamento Urbano; Mobilidade Urbana; Documentação; Gestão Urbana; Habitação de Interesse Social; Déficit Habitacional; Climatologia Urbana; Conforto Ambiental Urbano.

A cada edição, o rol de assuntos aumenta, simultaneamente à nossa visibilidade e responsabilidade como cientista.
Os resultados deste evento podem ser conferidos nestes anais, os quais foram organizados a partir de uma criteriosa avaliação de trabalhos acadêmicos produzidos majoritariamente por pesquisadores brasileiros.
Esperamos que esta coletânea de artigos possa contribuir para o aprimoramento de técnicas, de métodos e de soluções para nossas cidades, bem como seja uma referência para os setores público e privado no processo de tomada de decisões.

Acesse os anais aqui

Boa leitura!