Gestão, Planejamento e Tecnologias Aplicados à Engenharia Urbana

Esta linha de pesquisa tem a finalidade de promover o desenvolvimento e a avaliação de modelos e instrumentos de gestão e planejamento do meio urbano e regional, por meio do estudo de políticas, programas e projetos contemplados pela Engenharia Urbana;

Urbanismo

A linha de pesquisa GPTAEU em urbanismo busca desenvolver pesquisas de temas abrangentes e integradores que relacionem políticas públicas, infraestrutura e espaço urbano. Neste caso, a produção da cidade é discutida por meio de análises sobre habitação social, planejamento urbano integrado e sustentável e estudos de casos de Planos Diretores de cidades de pequeno e médio porte, e até regiões metropolitanas, assim como a aplicação de instrumentos urbanísticos.

Transporte

A linha de pesquisa dedicada à Gestão, Planejamento e Tecnologias em transporte busca acompanhar às transformações dos modais utilizados nas cidades, dedicando-se principalmente à gestão dos sistemas de mobilidade urbana, correlacionada ao desenvolvimento de cidades inteligentes.

Ressalta-se que, sobretudo, as pesquisas desenvolvidas nesta linha de pesquisa prezam pela integração entre os diferentes temas da área de transportes com a engenharia, arquitetura e urbanismo, visto que é praticamente impossível desassociá-los.

Saneamento

Em função da demanda profissional observou-se a necessidade do PPGEU inserir aspectos inerentes aos serviços urbanos, incorporando análises de instrumentos de gestão de qualidade, o uso de indicadores e métodos de gestão, a participação social nas decisões públicas e planejamento do setor, bem como o desenvolvimento de programas computacionais que auxiliem na gestão das águas e dos resíduos urbanos.

Geotecnia e Geoprocessamento

A linha de pesquisa de GPTAEU em Geotecnia e Geoprocessamento, desde o início, teve uma grande integração entre as técnicas de mapeamento geológico-geotécnico e as ferramentas de geoprocessamento, com pesquisadores Geólogos e Engenheiros Civis. Inicialmente o foco era voltado para planejamento urbano e ambiental, ampliando-se para cartografias geoambientais regionais e sistema de informação geográfica (SIG) aplicado a temas urbanos diversos.