Notícias

Eleição Coordenação PPGEU 2024-2026

Edital 

Candidatos inscritos

Lista definitiva de votantes

Resultado da apuração das urnas

Egresso do PPGEU publica Manual simplificado para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA - em Cooperativas ou Associações de catadores de materiais recicláveis, fruto de sua tese no Programa

iso 14001.png

Compartilhando solicitação do Prof. Valdemir dos Santos de Lima, egresso do PPGEU:
“ISO 14.001 para Organizações de Catadores: manual simplificado para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA em cooperativas ou associações de catadores(as)”.
O referido documento é fruto de tese de doutorado desenvolvida junto ao PPGEU (2018), a partir dos sujeitos pertencentes à Cooperviva: Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro/SP, sob orientação do prof. Dr. João Sergio Cordeiro.
A proposta do manual baseia-se na implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, segundo a ISO 14.001, nas organizações constituídas de catadores(as) ao entendimento e à mitigação dos possíveis impactos ambientais adversos sobre o meio ambiente – mesmo que sua essência seja o cuidado com a natureza – com vistas à melhora das condições pessoal, estrutural e legal do coletivo.
Por se tratar de um produto materializado junto à universidade pública, sua essência está impregnada de diversos saberes populares e de conhecimento sistematizado construídos ao longo da história da sociedade, assim, deve voltar à origem. Este material pretende contribuir para uma maior estruturação por meio das ferramentas gerenciais dispostas na normativa: um compromisso social!

Conselho Municipal de Habitação

No dia 29 de julho, aconteceu a IX Conferência Municipal de Habitação, organizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto/SP. Prof. Dra. Elza Luli Miyasaka - PPGEU/UFSCar, Prof. Dr. Tiago Augusto da Cunha - DAU/UFV, e a Mestranda Priscila Kauana Barelli Forcel - PPGEU/UFSCar participaram do evento, ao qual o Prof. Dr. Tiago ministrou uma palestra sobre a “Estimativa do Déficit habitacional intramunicipal de Ribeirão Preto”. 

Essa apresentação é fruto de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida há mais de um ano, através da parceria entre os Grupos de Pesquisa Cidades e Pessoas: Conectadas (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3123616131864834) liderado pela Prof. Dra. Elza - UFSCar, e Grupo de Pesquisa Territórios & Desigualdades (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4496512851071388) liderado pela Prof. Dr. Tiago - UFV.

Ressalta-se que a pesquisa é fruto de uma iniciação científica e originou o artigo “Estimativa do déficit habitacional intramunicipal: Ribeirão Preto como estudo de caso”, submetido e aprovado no XV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Além de fomentar as discussões dos participantes dos grupos de pesquisa acerca do tema. Atualmente o grupo vem desenvolvendo pesquisas da análise do déficit habitacional perante os setores censitários - através do uso de Redes Neurais, e a análise da acurácia do método de cálculo do déficit habitacional consolidado pela Fundação João Pinheiro. 

banner_conferencia_habitacao.jpeg

Acesse aqui o arquivo apresentado na conferência

1º Colóquio de Engenharia Urbana - CoEUrb

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana dará início ao 1° Colóquio de Engenharia Urbana - CoEUrb 2023-2024 em 02 de agosto de 2023. O evento será composto por uma sequência de apresentações e encontros envolvendo pesquisadores do PPGEU e a comunidade externa. O objetivo consiste em promover a integração e desenvolvimento dos estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado, docentes e público externo com os principais avanços científicos nas áreas de saneamento, gestão urbana, geotecnia/geoprocessamento e transportes.
Os próximos encontros do ano de 2023 estão programados para as seguintes datas: 23 de agosto, 27 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro. Todos esses eventos ocorrerão na sala de defesa do PPGEU, localizada no campus São Carlos da UFSCar.

1.png

2.png

CoEUrb - opção 1.png

CoEUrb - opção 1 (1).png

5.png

6.png

7.png

8.png

9.png

10.png

Roda de conversa PPGEU

Divulgação evento.jpg

Resultado da Eleição representação discente mestrado CPGEU 2023-2024

Lista de candidatos Eleição representação discente mestrado CPGEU 2023-2024

Edital Eleição representante discente de mestrado CPGEU 2023-2024

Evento PPGEU: Caminhos para estágio no exterior - link youtube

Divulgação 2.jpeg

Cidades ainda são um desafio até para os cursos de Engenharia

73654_00.jpg